5 tendências do setor jurídico para 2023

O mercado jurídico no Brasil está cada vez mais competitivo. Por isso, é importante que os advogados estejam atualizados sobre as tendências e estratégias do setor para conquistarem novos clientes e se destacarem na concorrência.

Neste artigo, trazemos algumas das principais tendências da advocacia para o seu escritório e se destacar no mercado. Confira!

1. Direito digital

O Direito digital é a área responsável, tanto pela antecipação de possíveis problemas no digital, quanto por questões como a segurança de dados, liberdade de expressão, entre outros. Portanto, é uma área bastante nova no setor jurídico, já que lida diretamente com o uso da internet e da tecnologia para exercer suas funções. 

Além disso, o uso da internet está, a cada dia mais, interligado com as relações humanas fazendo com que o direito digital se torne mais relevante na proteção de dados e informações das pessoas.

2. Legal Design

O Legal design é a aplicação das técnicas do design na produção jurídica. Ele traz a possibilidade de textos jurídicos serem lidos com mais praticidade e atenção.

A ideia de juntar conceitos de design, tecnologia e Direito surgiu nos Estados Unidos, na Universidade de Stanford. Lá, estudantes destas disciplinas uniram esforços para criar soluções jurídicas mais acessíveis e centradas nos usuários. Nasce então o conceito de Legal Design, que pode ser traduzido como Design Jurídico. 

O principal objetivo dessa fusão de áreas é redesenhar a interação entre pessoas e os instrumentos legais, valendo-se de conceitos e metodologias de Design Thinking e User Experience. Estamos falando, portanto, de uma mudança de mentalidade, uma abordagem mais criativa e menos tradicional da forma como se “faz” o Direito.

Hoje, já existem plataformas para quem procura melhorar a experiência de quem usa documentos jurídicos no dia a dia, como a UX Doc, por exemplo.

tendências do setor jurídico
Conheça as principais tendências do setor jurídico para 2023.

3. Marketing jurídico

Não é de hoje que o marketing jurídico aparece nas tendências anuais. Com o crescimento das redes sociais e dos influenciadores digitais, os advogados passaram a dar mais importância para a divulgação de seus trabalhos e em terem um bom posicionamento no digital, assim se destacando no mercado.

Mas o que é o marketing jurídico? Nada mais é do que um conjunto de estratégias utilizadas por advogados e escritórios para fortalecer a imagem, ganhar visibilidade e promover seus trabalhos e resultados. 

São diferentes técnicas da comunicação e de marketing que são utilizadas para conquistar novos clientes e se diferenciar da concorrência.

4. Equipes multidisciplinares

Para atender clientes no mundo digital com eficiência e qualidade, os escritórios precisarão contar com equipes multidisciplinares. Profissionais de diferentes expertises moldando e adequando os serviços jurídicos a serem oferecidos.

Isso é uma mudança de paradigma. Contar com o conhecimento de equipes multidisciplinares no mundo jurídico vai muito além do conhecimento de leis, jurisprudências e doutrinas, é importante ter conhecimentos técnicos voltados ao humano, a personalização de serviços, proximidade com clientes. Além da necessidade de conhecimentos em economia, administração e psicologia. 

Um escritório de advocacia com um mix de habilidades e competências, como as citadas, garantirá um diferencial na uma evolução do mercado, bem como gerar valor para o negócio.

5. Lawtech e Legaltech

A tecnologia está cada vez mais forte no mundo e, para auxiliar o dia a dia dos escritórios, contar com ela pode ser um grande diferencial na produtividade e experiência do cliente.

As lawtechs e legaltechs são empresas ou startups criadas para auxiliar o setor jurídico na digitalização, visibilidade, controle e automação, tornando o trabalho operacional mais prático e fácil. Essa é uma maneira de fazer com que os profissionais possam focar em suas funções principais. 

Esse é um setor em crescimento no Brasil e já oferece diversas possibilidades de ferramentas para facilitar o dia a dia dos advogados. 

A Contraktor é uma possibilidade. Com uma plataforma de assinatura e gestão de contratos ela possibilita que os advogados façam todo o processo, desde assinatura até o monitoramento dos documentos em um só lugar. 

Plataforma de assinatura digital e gestão completa de documentos

Além de oferecer serviços como a assinatura eletrônica (sem o uso do certificado digital) e assinatura digital (com certificado), a Contraktor é uma plataforma que permite toda a gestão de documentos e contratos digitais em um só lugar. 

Uma ferramenta completa e totalmente segura, na qual você consegue gerenciar todo o fluxo de documentos empresariais, disparar documentos para assinatura, verificar as assinaturas pendentes, acompanhar histórico de alterações, conferir quais documentos estão vigentes, criar tarefas de acompanhamento, entre outras funcionalidades essenciais para uma boa administração dos contratos da sua empresa.

A Contraktor tem como principal objetivo a simplificação do fluxo de processos e a aceleração dos seus negócios. Além dos planos profissionais, também possui os planos básicos, com teste gratuito disponível! 

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