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por Francesco Fumagalli

Como acompanhar o ritmo das mudanças num cenário cada vez mais acelerado? Existe alguma forma de tornar mais ágeis os processos no seu negócio? Como crescer de forma organizada e sustentável?

Essas são perguntas que acompanham todos os profissionais e empreendedores atentos ao mercado. 

Neste artigo, falaremos do conceito de Growth Hacking, um conjunto de metodologias que já se provou extremamente eficiente quando o assunto é agilidade e crescimento.

O que é Growth Hacking?

Mais que uma técnica, o Growth Hacking é uma mentalidade de negócio orientada a crescimento rápido, mas nem por isso pouco planejado.

O termo surgiu em 2010, quando Sean Ellis publicou um artigo em seu blog sobre o tema. No artigo, o autor cita pela primeira vez a figura do Growth Hacker, ou seja, o profissional capaz de implementar essa mentalidade na empresa. 

Vale destacar que esse profissional pode vir de qualquer área: marketing, engenharia, TI, vendas etc. Nas palavras do autor, em tradução livre:

“O growth hacker ideal deve ter um desejo ardente de conectar seu mercado-alvo com sua solução. Ele deve ter a criatividade para descobrir maneiras únicas de impulsionar o crescimento, além de testar/evoluir as técnicas já utilizadas por outras empresas.”

growth

Como aplicar as metodologias?

A aplicação das metodologias de Growth é sustentada por três pilares: análise de dados, marketing e tecnologia. Essa combinação de disciplinas permite a otimização de recursos e tempo, elementos muito importantes nas cinco etapas de aplicação que veremos a seguir.

Insight 

Qual o problema a ser resolvido? Onde está o gargalo ou lacuna que vem impedindo sua empresa de atingir os resultados? Em que etapa do funil de vendas estão se perdendo oportunidades? A única maneira de identificar o problema é por meio de indicadores. Por isso, é muito importante coletar dados e analisá-los de forma criteriosa antes de chegar a conclusões.

Geração de ideias

Aqui, duas palavras bem conhecidas das equipes de marketing são chave: benchmarking e brainstorming. Observar o que já foi feito por outras empresas, reunir a equipe para gerar novas ideias e, não menos importante: anotar tudo e definir hipóteses.

Modelagem da solução

Definir quais profissionais irão participar do experimento, quais ferramentas serão utilizadas, quais as métricas envolvidas, periodicidade do acompanhamento e atividades necessárias para concluir os testes.

Testes 

Mão na massa! É hora de rodar os testes, sempre obedecendo ao que foi definido no passo anterior, para que se possa avaliar e mensurar pontos positivos e pontos de melhoria.

Análise de resultados

Esse é o momento de constatar se a hipótese se confirma (implementar) ou não (descartar). Mais importante do que o sucesso ou fracasso é o aprendizado obtido no processo. Desse aprendizado, novos insights podem aparecer.

As alavancas de crescimento

No livro Hacking Growth – principal obra sobre o tema – Sean Ellis e Morgan Brown apontam também quatro principais alavancas para tracionar o crescimento de uma empresa, são elas:

  1. Aquisição: atrair e conquistar novos clientes
  2. Ativação: depois de atrair, é hora de proporcionar uma boa experiência e criar engajamento.
  3. Retenção: conhecer seus clientes, acompanhar suas necessidades e encantá-los com as soluções.
  4. Monetização: quando o cliente já faz parte do faturamento da empresa, utilizando versões pagas do produto/serviço. 
growth

Growth Hacking é só para startups?

Apesar do termo ter se popularizado principalmente no ambiente de startups, que possuem no próprio modelo de negócio a necessidade de um crescimento acelerado, essa metodologia pode ser muito útil para empresas de qualquer porte ou setor.

Se levarmos em consideração que a cultura de growth prioriza um crescimento sustentável e baseado em dados (ou seja, nada de achismos), qual empresa não poderia se beneficiar?

Como se tornar um Growth Hacker?

Além de bons livros e do vasto conteúdo disponível na internet, quem quiser ir além e se especializar no assunto pode encontrar cursos e treinamentos para se tornar um Growth Hacker:

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