Em 2020 a pandemia do novo coronavírus mudou a rotina das pessoas em todo o mundo. Empresas dos mais variados setores passaram a aderir obrigatoriamente ao home office e, com isso, a digitalização tomou conta dos negócios.
De um lado, incontáveis vantagens com essa transformação digital. De outro, desafios que foram surgindo com a necessidade de se adaptar a digitalização.
Uma das maiores dificuldades é sobre fechar negócios. Afinal, é isso que faz muitas empresas funcionarem: novos clientes e contratos sendo assinados. Então, surgem as dúvidas: como fechar negócios à distância? Como assinar documentos online? A assinatura digital é segura? Quais são as melhores dicas para o home office ser mais produtivo?
Essas e outras dicas para o seu home office e para te ajudar a fechar negócios à distância serão abordadas nesse artigo. Confira:
Leia também: Assinatura de contratos pela internet explode com pandemia; veja como funciona
Um time de vendas bem preparado faz toda a diferença neste momento de home office, em que fechar negócios à distância é a nova realidade.
Se a sua principal dúvida é como manter as vendas mesmo durante a crise causada pela pandemia, nossa principal dica é: invista em ferramentas digitais. Além de passar credibilidade ao seu cliente através da tecnologia, essas ferramentas possuem características que ajudam o time a ter mais agilidade, produtividade e a fechar negócios com mais assertividade.
Quando falamos em fechar negócios, muito provavelmente a maioria das pessoas pensa em um aperto de mão, um acordo firmado ou um contrato sendo assinado fisicamente. Neste “novo normal”, assinar um contrato à distância pode ser uma dificuldade para aqueles que ainda não utilizam plataformas digitais como a Contraktor, por exemplo.
A Contraktor é uma plataforma de assinatura eletrônica, assinatura digital e gestão de documentos eletrônicos. Aqui, sua empresa consegue gerenciar todos os seus documentos e contratos de ponta a ponta, o que chamamos de Gestão do Ciclo de Vida dos Contratos (Contract Lifecycle Management – CLM). Mas, antes de falar sobre nós, vamos te mostrar como funciona a assinatura eletrônica.
Leia também: Tudo sobre assinatura digital e gestão de contratos digitais
Para fechar negócios à distância (ou online), você precisará de uma assinatura eletrônica ou digital. São essas ferramentas que garantem a autoria e integridade dos documentos digitais.
As assinaturas eletrônica e digital são amparadas pela legislação brasileira através da MP 2.200/2001 e possuem valor legal; ou seja, possuem validade jurídica.
A assinatura eletrônica refere-se a qualquer forma de autenticação que utilize meios computacionais para se tornar válida. Isso quer dizer que, para assinar eletronicamente, o assinante precisa de um dispositivo para abrir, ler e assinar o documento. Assim, os dados que tornam a assinatura eletrônica válida são aqueles registrados pelo dispositivo utilizado e pela plataforma para assinatura (conhecidas como Autoridades Certificadoras – AC). São eles: e-mail do signatário, data e hora da assinatura, IP da máquina utilizada e hash de segurança.
Sim, a assinatura digital é segura! Esse tipo de tecnologia segue protocolos de alto nível de segurança, como criptografia, carimbo de data e hora, IP da máquina na rede e hash de segurança. Isso tudo faz com que a assinatura digital do documento seja até mais segura que a assinatura tradicional de próprio punho, feita com papel e caneta. Por isso, é uma ótima ferramenta para fechar negócios à distância com mais segurança e rapidez.
O código hash, por exemplo, é um código alfanumérico único e inalterável, emitido pela plataforma, que consta em todas as páginas do documento eletrônico. É como se fosse uma “identidade” que garante a autenticidade e integridade do documento, evitando fraudes e alterações.
Para fechar negócios à distância com efetividade, o home office precisa ser produtivo. É comum que, ao estar em casa, as pessoas tenham várias distrações. Tarefas domésticas, televisão ligada, filhos que exigem atenção, barulhos que incomodam, o vizinho que está em obras… Enfim, são muitos empecilhos que podem atrapalhar o rendimento. Por isso, aqui vão algumas dicas para um home office mais produtivo:
Última dica: utilize a tecnologia a seu favor! Existem muitos softwares e ferramentas que podem te ajudar a ter um home office mais produtivo. A Contraktor, por exemplo, é uma plataforma que traz mais agilidade aos seus processos através da gestão de documentos eletrônicos e assinaturas digitais. Com isso, você consegue assinar documentos à distância com mais rapidez. A coleta de assinaturas é muito mais eficiente, já que é feita totalmente online. Então se você precisa assinar documentos do conforto da sua casa e até mesmo pelo celular, conte conosco para continuar fechando negócios! Confira aqui os nossos planos e preços.
Se você deseja ir além da assinatura de contratos digitais, conheça a Contraktor! Somos uma plataforma de gestão de documentos eletrônicos que faz todo o gerenciamento do fluxo de contratos da sua empresa. Mais de 1 bilhão de reais em contratos já foram gerenciados na plataforma e mais de 500 mil pessoas já usaram nossos serviços.
Trabalhamos para facilitar a gestão de contratos dos nosso clientes de maneira 100% digital, segura e eficiente.
CONTRAKTOR – TECNOLOGIA S/A 25.124.220/0001-58 – todos os direitos reservados | © 2023